No almoço começamos a conversar sobre o mercado digital e o quão difícil estava para atrair as pessoas certas para a lista.
Falei para eles que muitas pessoas vem me procurar por causa disso.
Eles já atuam a alguns anos no mercado, faturaram múltiplos 7 dígitos nos últimos 24 meses e tem uma empresa muito sólida, com mais de 9 colaboradores.
Mesmo com essa estrutura e atuando no mercado a mais de 5 anos, eles tem os mesmos problemas de quem está iniciando.
A conversa continuou nessa linha.
Eles começaram a falar que nos últimos 3 meses os Leads tinham baixado muito de qualidade.
Estavam anunciando para os mesmos públicos que sempre anunciavam e não faziam idéia do que poderia ter acontecido.
Perguntei:
"Que públicos estão usando para anunciar?"
O Tiago respondeu:
"Fãs da página, Visitantes do site, Lookalike, Interesses, Envolvimento com Facebook e Instagram"
Analisei rapidamente a resposta e vi que estavam usando os públicos certos e como eu suspeitava não é um problema de público e sim de como atrair as pessoas certas.
Continuamos a conversa e fiz outra pergunta:
"Qual a isca que estão usando para anunciar?"
Foi com essa pergunta que identifiquei o grande problema da qualidade dos Leads e o que poderia fazer o negócio deles falir lentamente...
Tiago…
"Estamos usando um quiz. O lead está muito barato e deu ROI no início mas agora não está funcionando tão Bem"
Parei alguns minutos e comecei a pensar...
Sério que eles estão usando QUIZ para gerar lead com público FRIO?
Para ter certeza que era realmente esse o problema eu perguntei novamente…
"E como vocês capturavam leads antes era com esse mesmo QUIZ?"
Eu já sabia a resposta, mas precisava tangibilizar para eles o problema…
Tiago..
"Não, antes estávamos levando direto para o Webinário perpetuo ou para o e- book."
(Parênteses)
Isso acontece direto.
As pessoas param de fazer algo que sempre funcionou para tentar algo novo. Tudo bem é necessário testar sempre coisas novas.
O problema é parar o que estava funcionando, antes de ter algo que funcione melhor.
(voltando)
Fiz outra pergunta
"Por que vocês mudaram de estratégia?".
Tiago respondeu
"O LEAD estava ficando mais caro e está mais difícil de anunciar".
Novo parênteses...
Aconteceu com eles o que acontece com a maioria dos negócios digitais quando está construindo lista.
Acreditam sempre que é o público que está errado e não se preocupam no motivo da pessoa entrar na lista.
Para você criar uma lista qualificada que vai abrir os seus e-mails e que vai comprar algum dos seus produtos, você precisa atrair as pessoas pelo motivo certo.
continuando...
Continuamos o papo durante toda a tarde e fui identificando alguns pontos de melhorias na captação dos leads.
Juntos identificamos o grande problema no resultado do negócio deles.
Foi algo tão simples, mas ao mesmo tempo tão complexo de descobrir sozinho quando se está mergulhado no negócio, que eles disseram.
"Isso é tão óbvio que eu não sei como não pensamos nisso antes."
O André mesmo falou..
"Torriani, isso é muito importante, vai mudar o nosso negócio, você precisa compartilhar isso com mais pessoas."
Isso é tão óbvio, está escancarado para qualquer um ver, mas ninguém se dá conta disso...
Peguei meu carro no estacionamento e voltei para casa..
Mal dormi na noite que cheguei…
Eu precisava pensar em uma forma de compartilhar isso com mais pessoas.
Notei que o erro se repete em quase todos os negócios.
Atrair as pessoas erradas para lista é mais comum que eu imaginava e isso é o que acaba com um negócio lentamente.
Quando se está comprando tráfego o objetivo é ter lucro.
Pensa comigo..
Se eu investir R$ 10.000,00 em tráfego eu preciso receber no mínimo R$ 10.000,00 de volta para pagar o Investimento certo?
Se eu não usar a isca certa alinhada com a venda vai ser muito difícil eu ter retorno de investimento.
Esse é um problema comum na maioria dos negócios. por isso resolvi compartilhar aqui com você para evitar que você cometa o mesmo erro e que pior, jogue dinheiro no lixo.
Eu vou te contar o que descobri no negócio do André, do Tiago e do Marco e que pode ser o grande vilão do sue negócio. É um assunto muito importante por isso vou fazer o máximo para simplificar tudo para você.