Lição #02 de 05
"O Segredo para atrair as pessoas que realmente geram lucros para o seu negócio."
Juliano Torriani,
Estrategista de Negócios
"É nesse ponto que está a diferença entre escalar exponencialmente ou somente fazer algumas vendas."
Novo Hamburgo - RS

(Olá, se você ainda não leu a #Lição 01, pare tudo o que está fazendo e LEIA AGORA!)

Vamos continuar aqui nossa viagem rumo ao Lucro. 

Em 2007, quando eu comecei no Marketing digital, a primeira coisa que eu estudei foi o Google Adwords. (hoje chamado de Google Ads).

Nessa época, eu era gerente de T.I da Rádio Alegria e em certo dia recebi uma ligação me avisando que chegou uma encomenda. A encomenda que mudou minha vida. (E talvez essa leitura mude a sua…)

Bem, Desci e busquei a encomenda. Era a revista que eu assinava na época (Revista Info).

Junto com a revista veio uma publicação, Info Corporate, nesta publicação eu vi na capa uma reportagem com a história de uma menina, gaúcha, que iria morar em São Paulo para trabalhar com Google Adwords.

Essa matéria me interessou, pois além da história que era de uma gaúcha indo para São Paulo tinha o valor que ela iria receber, R$ 5.000,00 por mês…

Parei tudo o que eu estava fazendo e comecei a ler… 
Lendo a história vi muitas semelhanças com a minha vida. 

A menina era gaúcha, trabalhou com TI antes de se especializar em Google e estava indo para São Paulo trabalhar com publicidade do Google e ganhar R$ 5.000,00 por mês. 

Foi nesse dia que comecei minha jornada com o Marketing Digital.

Não sei se você já se sentiu assim, mas naquele momento eu estava cansado do que eu estava fazendo.. 

Gostava e gosto muito de TI, sempre me dediquei e me divertia com a possibilidade de aprender coisas novas, mas….

Eu estava cansado de trabalhar com problemas. 

A área de TI é CRUEL..
As pessoas só te ligam quando estão com problemas. 

"Minha impressora não funciona." ," A internet caiu.", "Não consigo acessar as pastas da Rede..", "O Pc pegou vírus"

Enfim.. 

Lembro ainda uns dias antes que recebi uma ligação às 2 da manhã, tinha acontecido algum problema na Rádio e eu precisava ir lá resolver. 

Pera aí.. Eu era como um médico que tinha que estar de plantão 24 horas, para resolver problemas. Detalhe, eu não ganhava como um médico!

Eu precisava mudar, não podia continuar naquela situação, e essa reportagem foi o ponto de virada na minha vida..

Para encurtar a história, eu devorei a central de ajuda do Adwords, fiz a minha certificação em Google Adwords e em poucos meses estava atendendo meu primeiro cliente.

Troquei uma carreira de TI de 9 Anos, para iniciar em uma nova área. 

Durante o ano de 2008 eu passei a entender mais do mercado, prestar serviços para algumas empresas, e comecei a dobrar o meu salário. 

Nessa época que eu conheci o mercado de Ecommerce e comecei a fazer anúncios no Google para pequenas lojas online. 

Foram ao total 3 anos trabalhando com isso, o que me deu uma bagagem muito boa em Google Adwords e Métricas (eu precisava medir tudo para aproveitar o máximo a verba dos clientes).

Lembra daquele evento que eu não podia pagar o hotel e que eu te falei na Lição 01?

Então foi nessa época…

Eu ganhava no máximo R$ 3.000,00 por mês, pagar R$ 1.500,00 em uma hospedagem era muito caro pra mim.

Depois desses 3 anos no ecommerce, criei um braço digital na empresa de um amigo, que passou a ser sócio em 3 meses em uma empresa de Marketing Digital.

O nosso foco era atender clientes de Pequeno e Médio Porte e ajudar esses clientes a vender mais com o auxílio da internet. 

Foi muito bom... No início.
Chegamos a ter 25 funcionários e faturamento milionário. 

Mas eu tinha um pro labore de R$ 4.000,00 + combustível. Muito trabalho, muitos clientes, mas pouco resultado.

É intenção boa com execução errada… eu ainda não entendia o que já vou te contar hoje! 

Foi nessa época que surgiram os sites. 

Em um ano, encerramos a empresa de Marketing Digital e passamos a investir todo nosso tempo e conhecimento nos sites. 

Esse foi outro ponto de virada na minha vida... 

Foi a real mudança de patamar. 

Consegui viajar, conhecer outros países, comprar apartamento, casa na praia, enfim.. 

Mudei de vida (já podia pagar o hotel).
Mantive o foco no negócio por mais uns 3 anos. 

No Auge, no melhor mês de faturamento da empresa eu comecei a pensar:

O que as pessoas que lucram mais que eu no mercado digital estão fazendo que eu não estou fazendo?

Foi nesse dia que eu cheguei na Fórmula de Lançamento e vi um mundo que eu não conhecia. A galera dos 6 Dígitos, 7 Dígitos.

Mudei novamente.

Comecei a estudar o mercado e entender como funcionava. 
Era um mundo novo pra mim, apesar de conhecer bem a parte de tráfego e Métricas, o mercado de lançamentos é completamente diferente. 

Entendi o modelo. 

Mas a curva de aprendizagem é grande, eu precisava acelerar o processo. 
Comecei a participar de grupos de pessoas que já tinham resultado. 

No início estava nos grupos que a gente monta logo que entra para o treinamento, mas nesse tipo de grupo é como um cego guiando outro cego. Ninguém sabia direito o que estava fazendo. 

Já, nos grupos avançados eu entendi como o jogo realmente funcionava. 
Encontrei muitos parceiros de negócios, e pude fazer o tráfego e estratégia de vários lançamentos de 5 dígitos, 6 dígitos, 7 dígitos.

Foi uma experiência incrível.

Não sei quanto a você, mas o sistema de vender 2x por ano não me deixa confortável. Concentrar as vendas em uma única estratégia era muito arriscado pra mim.

Eu trabalhava com ecommerce, vendia todos os dias.
Montei os sites, rendia todos os dias. 

Estava acostumado com isso, precisava encontrar um modelo que me ajudasse a ter receita previsível e que não tivesse o risco de um lançamento.

Sem contar o trabalho que dá. 

Outro ponto que não me deixa confortável é que somente 1% à 2% da lista compra. O que fazer com os outros 98% das pessoas que dizem não em um lançamento?

Só para deixar claro, a idéia não é parar de fazer lançamentos e sim não depender de lançamentos.

Analisei o mercado "OFF LINE", na realidade é o mesmo mercado, pois são as mesmas pessoas que compram roupas em uma loja, carros, comida e compram os nossos cursos. 

O que muda é o meio de vendas, no caso o digital. 

O que fazem as empresas do mundo real para convencer essas pessoas a comprar todos os dias. Principalmente o que as empresas que mais faturam fazem?

Fiz muitas descobertas nesse mercado, para essa lição quero me concentrar nas quatro principais. (Aconselho anotar essa parte!!)

#1 - Eles tem linhas de produtos para todos os tipos de bolsos.
#2 - Eles criam novas versões do seu produto atual para continuar vendendo. 
#3 - Eles criam motivos diferentes para vender o mesmo produto o tempo todo. 
#4 - Eles vendem mais vezes para o mesmo cliente.

Você consegue notar alguma semelhança com o que aprendemos na lição 01?

Sim, não veio do nada o que eu te ensinei na primeira Lição.. 
Não foi só testado no meio digital isso veio do mercado. 

E é pra lá que eu aconselho você começar a olhar. 

Veja essa frase aqui… 

Há muito mais dinheiro para quem faz o marketing dos produtos do que para quem fica só na produção. A Nestlé, uma companhia da Suíça, já ganhou muito mais dinheiro com café do que todos os brasileiros que plantam café juntos.

Al Ries (Gênio do Marketing)

É isso que as grandes empresas fazem..Marketing.
Mas com inteligência e método para vender mais vezes para o mesmo cliente.

Guarde isso: Você deve vender mais vezes para o mesmo cliente!

(Continuando…)

O objetivo principal dessa lição é te mostrar o caminho para você ter a sua linha de produtos e poder potencializar o seu lucro com os conceitos acima, por isso quero te mostrar alguns exemplos e te dar o caminho para criar sua esteira e jornada.. 

Vamos olhar o mercado Bilionário de Veículos, veja abaixo a "esteira de produtos" da chevrolet. (Não estão todos os modelos aqui, ainda tem mais)
Você já parou para pensar porque eles não vendem somente um modelo? Ou um tipo de carro?

Eles olharam para o consumidor, assim como você pode olhar para o seu cliente e entender o que ele precisa para evoluir.

Analisando o mercado eles entenderam que existe demanda para diversos

tipos de consumidores. Desde pessoas que estão comprando o primeiro carro até pessoas que querem um carro esportivo de Luxo (Camaro). 

E vão acompanhando o consumidor conforme ele vai evoluindo na carreira. 

É muito comum uma pessoa comprar um carro mais simples como o Onix, e depois comprar um mais sofisticado como o Cobalt ou o Tracker. É um caminho natural e acontece muito.

Consegue ver a semelhança entre Front end e Back End? (O seu curso de entrada e aquele que vai multiplicar o seu lucro?)

Depois que a pessoa conhece e confia em você ela vai comprar seus outros treinamentos.

Tudo pensado em tipos de consumidor e também em situações que esse consumidor vai precisar usar o veículo, por isso criam linhas de carros como, SUVs, Picapes, Esportivos, etc.. 

Outro exemplo que eu gosto de falar é sobre livros. 

Para quem gosta de ler, como eu, se os autores que eu gosto lançarem outros livros, fatalmente eu vou comprar esses livros. 

Segundo pesquisa apresentada pelo Hotmart no Fire em 2017,
"85% das pessoas comprariam outro produto do mesmo produtor".

É… 85% das pessoas que você já gastou para ter em sua base de clientes, podem comprar mais de você!!

Gostaria de destacar um ponto importante também na imagem com a linha de produtos da chevrolet, que é o "a partir de" e "Como está na imagem".

Lembra do Upsell da Lição 01?

As empresas de veículos fazem a publicidade chamando as pessoas para comprar os modelos básicos, levam as pessoas até a concessionária e lá eles fazem o Upsell (acessórios). 

É uma prática comum de mercado, isso faz eles dobrarem o lucro!
Você já deve ter ouvido isso antes.. 

"Batata Grande por mais 1 Real"
Esse é outro exemplo de Upsell.

Tem também o exemplo do Habib's. Eles chamam as pessoas por produtos mais baratos para ter volume e vendem outros produtos para lucrar com a publicidade. 

"Habib's - Todo dia tem um sabor de Bib'sfiha por R$ 0,99".

Eles não lucram com a Bib'sfiha, mas sim com sobremesas e bebidas. 
( Front end x Back end).

O conceito se repete o tempo topo.. 

Esses são claros exemplos de linhas de produtos, upsell e vender mais vezes para o mesmo produto.

Tem dúvidas ainda de como vai dobrar o seu Lucro? 

Você pode estar se perguntando, ok Torriani entendi, mas como faço isso para o meu negócio? Eu não sei por onde começar?

Relaxa que já vou te ensinar como fazer e explicar exatamente como eu fiz isso… 

Antes quero te mostrar um claro exemplo de uma campanha para vender o mesmo produto, ou como eu gosto de dizer… USAR ESTÍMULOS DIFERENTES PARA VENDER MAIS! 

Olha só que incrível essa campanha...

O meu time do coração é o Internacional, o maior time do Rio Grande do Sul e está entre um dos maiores do Brasil.. 

Fui muito impactado por uma campanha de lançamento da nova camisa, logo que a Nike começou a patrocinar o Inter, 

Dá uma olhada nessas imagens… 
 
Eles não estão vendendo uma camisa..É sangue colorado..
OOOOO Vamo vamo Inter…

Tá voltando aqui..me empolguei..

O que estou querendo dizer é que eles criaram um novo motivo para vender o mesmo produto, no caso fizeram uma nova versão da camiseta e uma nova campanha. 

Entenderam um jargão da torcida e criaram uma campanha com esse tema… 

E COMO VOCÊ FAZ ISSO EM SEU NEGÓCIO?

Você pode criar uma nova aula, um novo webinário, uma nova palestra com motivos diferentes para vender o mesmo produto.

Pensando em novas dores, em desejos ou em formas diferentes de falar sobre a mesma coisa. 

Também pode criar mais produtos para vender para o mesmo cliente. 

Antes de você começar a criar produtos ou motivos de vendas você precisa criar sua esteira de produtos e planejar a jornada do seu cliente.

Lembra dessa imagem da lição 01?
Passo a Passo para criar a sua esteira de Produtos
Essa é minha linha de produtos. 

Quero te mostrar agora como eu montei essa esteira e quais os elementos mais importantes para você montar a sua.

A primeira etapa foi ouvir a minha audiência através de pesquisas e entender as fases e/ou tipos de avatares. 

Fiz perguntas diretas como "Qual a sua maior dificuldade quando falamos sobre tráfego?". 

As respostas da pesquisa junto com as perguntas que recebo diariamente no Instagram me ajudaram a definir as 3 fases ou os 3 tipos de pessoas que eu posso ajudar.  

Hoje posso dizer que tenho 3 fases na esteira. 
A mesma pessoa pode estar nas 3 fases em momentos diferentes. 

Fase 01: Primeira Campanha Lucrativa
São pessoas que estão começando no Marketing Digital ou que estão a algum tempo mas que não dominam o processo de tráfego.

Querem saber como comprar tráfego e ter lucro com isso. Não tem idéia se o que estão fazendo é um bom resultado ou se vai gerar algum resultado.

Fase 02: Tráfego e Controle
Nesta segunda etapa identifiquei pessoas que já conseguem criar campanhas, já tiveram algum resultado, mas não fazem idéia do que deu certo. 

Se eu perguntar para as pessoas "onde investir mais para crescer sua empresa" a maioria não vai saber responder. 

Ou pior, respondem errado, investem errado e colocam o crescimento da empresa em risco!

A necessidade aqui é ter mais controle, identificar o que funciona para começar o processo de Escala, conhecer novas fontes de tráfego.

Fase 03: Escala
São empresas que buscam o processo de escala não somente de vendas mas em equipe também.

Já tem um bom resultado, já conhecem os processos de tráfego e precisam conhecer novas formas de vender e escalar a equipe. 

Os tipos de pessoas dessa fase são empresários que já dominam as estratégias, já tem bons resultados e precisam agora treinar a equipe para evoluir. 

Também precisam de mais formas de vender para continuar escalando e controlando os negócios. 

Analisando cada uma das fases e tipos de pessoas / empresas eu montei os produtos para essas fases. Sempre com o objetivo de fazer a pessoa evoluir na esteira de produtos. 

É muito comum as pessoas comprarem mais que um curso meu. 

Isso vai aumentar o Life Time Value (valor médio que os clientes pagam para você durante o ciclo de vida do cliente na empresa). 

Para explicar melhor, a idéia é fazer com que o cliente gaste mais com você ao longo dos anos, se transforme, vire estudo de caso e fã da sua marca. 

A diferença do que normalmente acontece no mercado digital é que se faz somente uma venda de um produto caro e nunca mais se vende alguma coisa para esse cliente. 

O que eu estou fazendo criando minha esteira é pensando no longo prazo, assim posso acompanhar a evolução dos clientes, entregando soluções diferentes em cada etapa do negócio. 

Em outras palavras você precisa ouvir a sua audiência, identificar os tipos de pessoas e fases que elas estão para montar a sua linha de produtos e fazer mais vendas para o mesmo cliente. 

Você pode estar pensando agora, Torriani dá muito trabalho fazer marketing para um produto imagina para 6, 7 , 10 produtos, não vou ter mais vida.. 

Pode ficar tranquilo que você vai ter vida sim.. 

Vou te mostrar na lição 05(extra), como vender esses produtos no funil, por enquanto confia no processo que vai fazer sentido ao final da quinta lição!

Uma coisa que eu preciso te falar é que a evolução na esteira não precisa ser linear.

Tem pessoas que vão comprar seus produtos iniciais de front end e vão evoluindo na jornada, comprando um de back end, depois high end.. 

E tem pessoas que vão entrar direto na fase 2 e na fase 3.

Acontece direto aqui de uma pessoa que nunca comprou nada da minha empresa, entrar direto na mentoria de tráfego de 4k.

E agora vamos para prática.

Como eu gosto de falar, conhecimento sem ação não gera transformação. 

Abaixo mostro uma ferramenta de Jornada do cliente, para você criar a sua jornada e sua esteira de produtos, junto com mais algumas dicas para te auxiliar ainda mais na criação da sua esteira. 
Para você criar sua esteira de produtos pense no resultado final que você quer gerar para a pessoa. Na transformação que ocorre quando ela termina o seu treinamento. 

Qual o resultado que você quer que a pessoa atinja, qual a transformação que você quer gerar na pessoa? 

Anote isso no ponto B. Lembrando que esse é o resultado final, depois da pessoa consumir todos os seus produtos...
Agora pense nos passos que ela precisa dar. 

Que pequenos passos ela precisa seguir para chegar no resultado? O que ela precisa aprender para se transformar?

Quando eu criei essa série eu pensei em qual o resultado que eu quero que as pessoas tenham ao final. Com isso em mente pensei em cada uma das lições. 

Resultado final: Ter o dobro ou o triplo de Lucro 10x mais rápido. 

Comecei a escrever e colocar o passo a passo para que qualquer pessoa que, sair da sua zona de conforto, e aplicar os ensinamentos consiga se transformar. 

Na lição #1 eu te mostrei uma visão geral do método e provei com o meu próprio funil que é possível ter resultados e um lucro muito bom mesmo investindo pouco. 

Nas lições 2, 3 e 4, mostro as etapas de como chegar no resultado.

É um passo a passo. 

Você pode analisar o seu curso, os módulos que entrega no curso e fazer pequenos cursos de cada módulo, ou juntar alguns módulos e fazer um outro curso mais rápido de consumir.

Sério, quantas pessoas você acredita que assistem todo o seu treinamento? 
A maioria assiste só alguns módulos. 

Quebrar o seu curso principal em alguns cursos vai te ajudar a gerar mais resultados para as pessoas que estão no seu funil de vendas e não podem comprar o seu curso principal.

O meu grande amigo Victor Ribeiro me ensinou uma técnica chamada de @racri que significa, de trás para frente: Impacto, Resultados, Comportamento, Aprendizados, Reação.

Essas são fases para você planejar em uma ação educacional, ou seja, uma curso, uma aula, um treinamento ou uma série como essa. 

Vou me concentrar em 3 dessas etapas para te ajudar a criar sua esteira.

1 - O que seria um resultado ideal para o seu aluno? (Resultados)
2 - O que o seu aluno precisa fazer? (Comportamentos)
3 - O que ele precisa aprender? (Aprendizados)

Pensando nessas 3 etapas você pode dividir o seu treinamento em diversos cursos e criar sua esteira de produtos.

Essa é a primeira etapa para construir o seu funil, identificar os problemas das pessoas que você pode ajudar e dividir essas pessoas em grupos, assim como eu fiz na minha esteira. 

Agora é montar os treinamentos e sua esteira de produtos usando as estratégias que você viu aqui.

A segunda etapa é:

Pensar em como você vai atrair essas pessoas para o seu funil de vendas, como você vai fazer com que essas pessoas virem leads e depois recebam suas ofertas. (Produtos da sua esteira).

Como você já deve ter notado, a estratégia de vendas que estou te mostrando consiste em criar listas de e-mail e fazer vendas para essa lista. 

Quando estou anunciando em redes mais sensíveis como o Google e o Facebook, tenho que seguir as regras dessas plataformas para não correr o risco de ser bloqueado. 

Por isso meu único trabalho é incluir essas pessoas na minha lista, trocando elas de mídia paga (FB/Google/ IG) para mídia própria, que é a minha lista de e-mails. 

Assim posso fazer a promessa que eu quiser para convencer eles a comprarem meus produtos. Claro que sempre seguindo as regras de ética e fazendo promessas que possam ser realmente cumpridas. 

Anota aí o resumo...

Entendido então que vamos criar uma lista de e-mails segmentada e fazer ofertas via e-mail para essa lista com motivos diferentes para comprar o mesmo produto e também oferecendo diversos produtos. 

Você pode estar se perguntando agora, como eu crio essa lista ?

Para explicar isso vou dividir em duas etapas

Etapa 01: Iscas digitais: Como criar a isca que vai atrair as pessoas certas. 
Etapa 02: Criando campanhas para atrair as pessoas certas.

Mas isso já é assunto para a próxima lição. 

Vamos fazer uma breve revisão dessa lição:

#01 - Você entendeu a importância de ter uma esteira de produtos
#02 - Você vai criar a esteira de produtos com base nas fases do seu avatar.
#03 - Você vai criar produtos para pessoas que querem saber algo que você domina e não um curso para uma faculdade.
#04 - Uma maneira de dobrar seu lucro é vender mais vezes para o mesmo cliente e com abordagens diferentes. 

Na próxima lição vou te mostrar como criar suas iscas digitais, como fazer o planejamento completo para compra de tráfego e como você deve criar suas campanhas para atrair as pessoas certas para o seu funil. 

Lembra que comentei na primeira que 95% dos resultados com Facebook Ads são feitos antes de acessar sua conta? Na próxima lição vou te mostrar tudo que precisa planejar antes de começar a fazer seus anúncios..

Nos vemos em alguns dias na próxima lição! 
Está curtindo essa série?
Comente abaixo o que você aprendeu até aqui e como você vai usar isso no seu negócio!
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