Novo Hamburgo - RS
(Olá, se você ainda não leu a #Lição 01, pare tudo o que está fazendo e LEIA AGORA!)
Vamos continuar aqui nossa viagem rumo ao Lucro.
Em 2007, quando eu comecei no Marketing digital, a primeira coisa que eu estudei foi o Google Adwords. (hoje chamado de Google Ads).
Nessa época, eu era gerente de T.I da Rádio Alegria e em certo dia recebi uma ligação me avisando que chegou uma encomenda. A encomenda que mudou minha vida. (E talvez essa leitura mude a sua…)
Bem, Desci e busquei a encomenda. Era a revista que eu assinava na época (Revista Info).
Junto com a revista veio uma publicação, Info Corporate, nesta publicação eu vi na capa uma reportagem com a história de uma menina, gaúcha, que iria morar em São Paulo para trabalhar com Google Adwords.
Essa matéria me interessou, pois além da história que era de uma gaúcha indo para São Paulo tinha o valor que ela iria receber, R$ 5.000,00 por mês…
Parei tudo o que eu estava fazendo e comecei a ler…
Lendo a história vi muitas semelhanças com a minha vida.
A menina era gaúcha, trabalhou com TI antes de se especializar em Google e estava indo para São Paulo trabalhar com publicidade do Google e ganhar R$ 5.000,00 por mês.
Foi nesse dia que comecei minha jornada com o Marketing Digital.
Não sei se você já se sentiu assim, mas naquele momento eu estava cansado do que eu estava fazendo..
Gostava e gosto muito de TI, sempre me dediquei e me divertia com a possibilidade de aprender coisas novas, mas….
Eu estava cansado de trabalhar com problemas.
A área de TI é CRUEL..
As pessoas só te ligam quando estão com problemas.
"Minha impressora não funciona." ," A internet caiu.", "Não consigo acessar as pastas da Rede..", "O Pc pegou vírus"
Enfim..
Lembro ainda uns dias antes que recebi uma ligação às 2 da manhã, tinha acontecido algum problema na Rádio e eu precisava ir lá resolver.
Pera aí.. Eu era como um médico que tinha que estar de plantão 24 horas, para resolver problemas. Detalhe, eu não ganhava como um médico!
Eu precisava mudar, não podia continuar naquela situação, e essa reportagem foi o ponto de virada na minha vida..
Para encurtar a história, eu devorei a central de ajuda do Adwords, fiz a minha certificação em Google Adwords e em poucos meses estava atendendo meu primeiro cliente.
Troquei uma carreira de TI de 9 Anos, para iniciar em uma nova área.
Durante o ano de 2008 eu passei a entender mais do mercado, prestar serviços para algumas empresas, e comecei a dobrar o meu salário.
Nessa época que eu conheci o mercado de Ecommerce e comecei a fazer anúncios no Google para pequenas lojas online.
Foram ao total 3 anos trabalhando com isso, o que me deu uma bagagem muito boa em Google Adwords e Métricas (eu precisava medir tudo para aproveitar o máximo a verba dos clientes).
Lembra daquele evento que eu não podia pagar o hotel e que eu te falei na Lição 01?
Então foi nessa época…
Eu ganhava no máximo R$ 3.000,00 por mês, pagar R$ 1.500,00 em uma hospedagem era muito caro pra mim.
Depois desses 3 anos no ecommerce, criei um braço digital na empresa de um amigo, que passou a ser sócio em 3 meses em uma empresa de Marketing Digital.
O nosso foco era atender clientes de Pequeno e Médio Porte e ajudar esses clientes a vender mais com o auxílio da internet.
Foi muito bom... No início.
Chegamos a ter 25 funcionários e faturamento milionário.
Mas eu tinha um pro labore de R$ 4.000,00 + combustível. Muito trabalho, muitos clientes, mas pouco resultado.
É intenção boa com execução errada… eu ainda não entendia o que já vou te contar hoje!
Foi nessa época que surgiram os sites.
Em um ano, encerramos a empresa de Marketing Digital e passamos a investir todo nosso tempo e conhecimento nos sites.
Esse foi outro ponto de virada na minha vida...
Foi a real mudança de patamar.
Consegui viajar, conhecer outros países, comprar apartamento, casa na praia, enfim..
Mudei de vida (já podia pagar o hotel).
Mantive o foco no negócio por mais uns 3 anos.
No Auge, no melhor mês de faturamento da empresa eu comecei a pensar:
O que as pessoas que lucram mais que eu no mercado digital estão fazendo que eu não estou fazendo?
Foi nesse dia que eu cheguei na Fórmula de Lançamento e vi um mundo que eu não conhecia. A galera dos 6 Dígitos, 7 Dígitos.
Mudei novamente.
Comecei a estudar o mercado e entender como funcionava.
Era um mundo novo pra mim, apesar de conhecer bem a parte de tráfego e Métricas, o mercado de lançamentos é completamente diferente.
Entendi o modelo.
Mas a curva de aprendizagem é grande, eu precisava acelerar o processo.
Comecei a participar de grupos de pessoas que já tinham resultado.
No início estava nos grupos que a gente monta logo que entra para o treinamento, mas nesse tipo de grupo é como um cego guiando outro cego. Ninguém sabia direito o que estava fazendo.
Já, nos grupos avançados eu entendi como o jogo realmente funcionava.
Encontrei muitos parceiros de negócios, e pude fazer o tráfego e estratégia de vários lançamentos de 5 dígitos, 6 dígitos, 7 dígitos.
Foi uma experiência incrível.
Não sei quanto a você, mas o sistema de vender 2x por ano não me deixa confortável. Concentrar as vendas em uma única estratégia era muito arriscado pra mim.
Eu trabalhava com ecommerce, vendia todos os dias.
Montei os sites, rendia todos os dias.
Estava acostumado com isso, precisava encontrar um modelo que me ajudasse a ter receita previsível e que não tivesse o risco de um lançamento.
Sem contar o trabalho que dá.
Outro ponto que não me deixa confortável é que somente 1% à 2% da lista compra. O que fazer com os outros 98% das pessoas que dizem não em um lançamento?
Só para deixar claro, a idéia não é parar de fazer lançamentos e sim não depender de lançamentos.
Analisei o mercado "OFF LINE", na realidade é o mesmo mercado, pois são as mesmas pessoas que compram roupas em uma loja, carros, comida e compram os nossos cursos.
O que muda é o meio de vendas, no caso o digital.
O que fazem as empresas do mundo real para convencer essas pessoas a comprar todos os dias. Principalmente o que as empresas que mais faturam fazem?
Fiz muitas descobertas nesse mercado, para essa lição quero me concentrar nas quatro principais. (Aconselho anotar essa parte!!)
#1 - Eles tem linhas de produtos para todos os tipos de bolsos.
#2 - Eles criam novas versões do seu produto atual para continuar vendendo.
#3 - Eles criam motivos diferentes para vender o mesmo produto o tempo todo.
#4 - Eles vendem mais vezes para o mesmo cliente.
Você consegue notar alguma semelhança com o que aprendemos na lição 01?
Sim, não veio do nada o que eu te ensinei na primeira Lição..
Não foi só testado no meio digital isso veio do mercado.
E é pra lá que eu aconselho você começar a olhar.
Veja essa frase aqui…
Há muito mais dinheiro para quem faz o marketing dos produtos do que para quem fica só na produção. A Nestlé, uma companhia da Suíça, já ganhou muito mais dinheiro com café do que todos os brasileiros que plantam café juntos.
Al Ries (Gênio do Marketing)
É isso que as grandes empresas fazem..Marketing.
Mas com inteligência e método para vender mais vezes para o mesmo cliente.
Guarde isso: Você deve vender mais vezes para o mesmo cliente!
(Continuando…)
O objetivo principal dessa lição é te mostrar o caminho para você ter a sua linha de produtos e poder potencializar o seu lucro com os conceitos acima, por isso quero te mostrar alguns exemplos e te dar o caminho para criar sua esteira e jornada..
Vamos olhar o mercado Bilionário de Veículos, veja abaixo a "esteira de produtos" da chevrolet. (Não estão todos os modelos aqui, ainda tem mais)